Pular para o conteúdo principal

Guia Definitivo: Aprenda como fazer pipoca sem queimar

Você realmente sabe como fazer pipoca? A pipoca perfeita pode ser feita de diversas maneiras: no microondas, na panela ou na pipoqueira elétrica com ar quente. Cada método resulta em quantidades ligeiramente diferentes de pipoca. Você começa com um pouquinho de milho e acaba com um montão de pipoca. Com apenas 100g de milho para pipoca você faz duas porções generosas, em instantes!

Na maior parte das receitas do blog, foram usadas 100 g (ou 1/2 xícara) de milho para pipoca, que rendem o suficiente para 2 porções médias (15 xícaras), mas essa medida não é tão exata assim. Mais importante do que as quantidades, é observar os padrões de estouro.
Se você for fazer a pipoca apenas com sal e manteiga, adicione o sal antes de começar a aquecer (exceto se usar a pipoqueira elétrica), e só adicione a manteiga depois. Seguindo estes estes passos, você passará fazer pipocas incríveis.

Pipoca perfeita na panela sem queimar


Na maior parte das receitas do blog, foram usadas 100 g (ou 1/2 xícara) de milho para pipoca, que rendem o suficiente para 2 porções médias (15 xícaras), mas essa medida não é tão exata assim. Mais importante do que as quantidades, é observar os padrões de estouro.
Se você for fazer a pipoca apenas com sal e manteiga, adicione o sal antes de começar a aquecer (exceto se usar a pipoqueira elétrica), e só adicione a manteiga depois. Seguindo estes estes passos, você passará fazer pipocas incríveis.

Pipoca perfeita na panela sem queimar

Fazer pipoca no microondas é fácil, mas o modo de preparo pode variar de acordo com o fabricante, sabor e modelo de microondas. A melhor dica ao usar o microondas, é ler as instruções no rótulo e obedecer a principal regra: respeitar o ESTE LADO PARA CIMA.
Agora, se você prefere fazer a sua própria pipoca, parabéns! É muito mais saudável e gostosa. Para isso utilize um saco de papel próprio para micro-ondas.
  • 1/4 de xícara de milho
  • 1/2 colher (chá) de azeite
  • 1/2 colher (chá) de sal
Como fazer pipoca no microondas sem óleo:
  1. Coloque os grãos de milho dentro de uma tigela de vidro.
  2. Coloque papel toalha no fundo e tampe.
  3. Ligue o microondas na potência máxima por 3min.
  4. Acompanhe de perto para impedir que queimem.
  5. Retire do microondas rapidamente.
Coloque os grãos dentro do saco e adicione o azeite e o sal. Dobre duas vezes a aba da abertura e procure deixar o saco em pé dentro do forno. Se ele não ficar em pé, deite-o de um lado. Mantenha a temperatura alta até que os estouros se limitem a 2 ou 3 por segundo. Retire o saco do forno e abra tomando cuidado com o vapor quente. Despeje o conteúdo em uma tigela, prove e, se necessário, ajuste o tempero.
Outro ponto importante é tomar cuidado com o botão PIPOCA que geralmente encontramos em microondas. Se não deu tão certo e sobraram muitos piruás, tente configurar manualmente da próxima vez.

Pipoca fitness sem óleo na pipoqueira elétrica

Pipoca fitness na pipoqueira elétrica
Este é o método mais fácil e saudável de fazer pipoca. Siga as instruções do fabricante e a pipoca ficará pronta em poucos segundos. o aparelho despeja o milho estourado em uma tigela grande estrategicamente colocada na sua frente.
Uma das desvantagens é que, à vezes, ele joga pipoca para todo lado. Se isso acontecer, coloque um pano de prato na frente para direcionar o fluxo para a tigela.
  • 1/3 de xícara de milho
Como não é possível usar óleo, esta é a forma mais saudável de se fazer pipoca.

Cuidados importantes com o milho de pipoca

Para que tudo saia como esperado, não adianta utilizar todas as técnicas acima e contar com um milho de baixa qualidade. Por isso a seleção dos melhores grão e armazenagem correta do milho são fundamentais.
Sem umidade —13% ou 14% no mínimo — a pipoca não vai estourar. Por isso é importante guardar a pipoca corretamente com a umidade adequada. Uma grande parte da umidade da pipoca pode se perder se você deixar o milho exposto em um dia quente. A partir de 3% de umidade a mais ou a menos, pode inviabilizar o milho de pipoca.
Compartimentos plásticos e vidro hermeticamente fechados são as melhores opções. Sempre em local protegido do sol e temperatura ambiente. Algumas pessoas dizem que a pipoca conservada em ambientes frios pode ter um gosto melhor, mas nunca guarde na geladeira!
Espero que com estas dicas, você possa fazer uma pipoca incrível. Se você quer ficar ainda mais profissional na arte de fazer uma pipoca perfeita, não deixe de conferir os nossos cursos online de pipoca gourmet!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita de torta de chocolate

54 receitas de torta de chocolate cremosas e suculentas que você vai pirar As tortas de chocolate  receita de torta de chocolate   podem ser tão apaixonantes e apreciadas quanto os bolos de chocolate, certo? Bastante versáteis, elas são preparadas com os mais variados ingredientes e combinações e são perfeitas para você consumir em qualquer ocasião, desde um café da manhã mais caprichado, até a sobremesa do almoço, lanchinho da tarde ou naquele momento durante a noite que bate uma fominha de doce. Além disso, se você não está afim de arruinar a sua dieta, a melhor saída é deixar de lado as padarias e confeitarias para preparar em casa uma versão mais light e saudável, substituindo os ingredientes tradicionais por outros mais leves que não irão prejudicar o seu corpo ou a sua saúde. Abaixo você confere as melhores receitas de torta de chocolate para adoçar o seu dia com muito estilo! Tortas de chocolate clássicas FOTO: REPRODUÇÃO /  I COULD KILL FOR DESSERT 1

COSTELA ASSADA NO FORNO

INGREDIENTES 3 kg de costela não muito gordurosa Alho Sal a gosto Pimenta bode agosto Cebola 2 sachês sazon para carne (em balagem vermelha) Papel alumínio MODO DE PREPARO Amasse o alho, juntamente com o sal, pimenta, cebola e sazon, passe esse tempero muito bem na costela. Envolva a costela já temperada no papel alumínio por três vezes (três folhas de papel alumínio). Deixando a costela em contato com o lado mais brilhante do papel, lembrando de apertar bem as bordas para ficar bem lacrado. Leve ao forno quente por 2 horas. Depois deste tempo retire o papel alumínio e deixe no forno para dar uma douradinha. Fica uma delícia. Lembrete:  É melhor quando temperada de véspera.